Ahead of Print

ovative Learning in Undergraduate Medical Teaching: Perspective Based on Thirty Years’ Experience | Innovation in Undergraduate Medical Teaching
Aprendizagens Inovadoras no Ensino Médico Pré-graduado: Perspetiva Baseada em Trinta Anos de Experiência | Inovações no Ensino Médico Pré-graduado

Conteúdo do artigo principal

António Rendas
Nuno Neupart
Pedro Carreiro-Martins
Hélder Dores
Beatriz Oliveira
Teresa Costa
Patrícia Rosado-Pinto
Marta Fonseca
Marta Fonseca - Autor Correspondente

Marta Fonseca - marta.fonseca@nms.unl.pt
Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.
Campos Mártires da Pátria 130, 1169-056 Lisboa

Resumo

Revê-se um projeto inovador no ensino médico pré-graduado que utilizou aprendizagem por problemas e mapas concetuais no ensino da fisiopatologia, desde 1995 até final de 2024, para identificar fatores que contribuíram para a sua continuidade e impacto, nacional e internacionalmente.
Aplicou-se a metodologia desenvolvida por Howard Barrows, um dos fundadores do método. Em 1998, publicaram-se os resultados iniciais, e, em anos seguintes, três artigos, igualmente em revistas internacionais.
Na primeira década do século 21, esta metodologia aproximou-se da aprendizagem baseada em casos, mantendo sessões tutoriais, aprendizagem autónoma e ensino em pequenos grupos. Simultaneamente, começaram a utilizar-se mapas conceptuais, desenvolvidos por Joseph Novak, principal promotor do método. Em 2006, uma publicação internacional salientou a relevância da aprendizagem significativa, reconhecida por tutores e estudantes como facilitadora da compreensão dos mecanismos fisiopatológicos das doenças, aplicando  onhecimentos
das ciências básicas para explicar as manifestações clínicas. Em 2020, uma nova publicação internacional, revisitou toda este processo de ensino e aprendizagem.
Em 2023, publicaram-se dois artigos internacionais, uma revisão sistemática da série Best Evidence Medical Education sobre mapas concetuais e pensamento crítico e uma scoping review que apontou para estandardização dos mapas concetuais.
Em 2024, publicaram-se, pela primeira vez em Portugal, dois artigos internacionais sobre a utilização de mapas concetuais na promoção do raciocínio clínico no ensino pré-graduado da Medicina Geral e Familiar.
Os elementos-chave da continuidade e impacto do projeto foram: inclusão no core curriculum, acesso aberto à informação para os estudantes, formação de tutores e utilização de métodos e materiais pedagógicos validados internacionalmente.

Palavras-chave: Educação Médica; Escolas Médicas; Currículo; Estudantes Medicina; Raciocínio Clínico

Detalhes do artigo

1.
Rendas A, Neupart N, Carreiro-Martins P, Dores H, Oliveira B, Costa T, et al. Aprendizagens Inovadoras no Ensino Médico Pré-graduado: Perspetiva Baseada em Trinta Anos de Experiência | Inovações no Ensino Médico Pré-graduado. Gaz Med [Internet]. 15 de Setembro de 2025 [citado 19 de Setembro de 2025];1(1). Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/1081
Secção
HISTÓRIA