Afasia e Alteração de Comportamento: Desafio Diagnóstico
Aphasia and Behavior Disorders: Clinical Challenge
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: A síndrome de Landau-Kleffner é caracterizada por uma afasia adquirida, associada a atividade paroxística contínua no sono, documentada no eletroencefalograma. Descreve-se este caso com o objetivo de alertar para a importância da suspeição clínica deste diagnóstico.
CASO CLÍNICO: Criança do sexo feminino, com desenvolvimento psicomotor prévio adequado, inicia aos 5 anos quadro de alteração do comportamento, acompanhada de regressão da linguagem, compreensiva e expressiva. Após suspeição clínica, o diagnóstico de síndrome de Landau-Kleffner foi confirmado pelo eletroencefalograma, com atividade paroxística centro-temporal bilateral de predomínio esquerdo e padrão de ponta-onda contínua durante o sono. Iniciou terapêutica farmacológica com corticoide, antiepilético e terapia da fala. Verificou-se melhoria do comportamento e linguagem, com normalização do eletroencefalograma.
DISCUSSÃO: A síndrome de Landau-Kleffner pode apresentar variantes no tipo de manifestações clínicas iniciais, podendo mimetizar algumas doenças do foro psiquiátrico. A precocidade no diagnóstico e intervenção tem implicações no prognóstico a longo termo.