Protocolo de Avaliação da Discriminação da Fala no Ruído com Implantes Auditivos Evaluation Protocol of Speech Discrimination in Noise with Auditory Implants

Conteúdo do artigo principal

Maria Conceição Peixoto - Autor Correspondente

Estrada da Circunvalação 14341, 4100-180 Porto, Portugal

Cristina Miranda
Mafalda Bento
Susana Oliveira
Victor Correia Silva

Resumo

INTRODUÇÃO: A discriminação da fala no ruído tal como a interpretação musical estão entre os maiores desafios de um doente portador de um implante auditivo.
O objetivo do estudo foi apresentar os testes de avaliação de discriminação da fala em ambientes com ruído e apreciar a sua utilização na prática clínica diária.
MÉTODOS: Os autores propõem um protocolo de avaliação da discriminação da fala em ambientes com ruído para doentes candidatos a implantes auditivos, com o intuito de avaliar a integração da informação binaural. Foram utilizadas quatro colunas, dispostas no azimute 0°, 90°, 180° e 270°. Foi apresentada a conjugação de palavras/ frases com ruído branco ou som de cafetaria em quatro condições possíveis, sendo no global avaliados 16 parâmetros.
RESULTADOS: O resultado é a percentagem de palavras e frases que o doente repete corretamente. Foi realizada a comparação pré e pós-operatória.
CONCLUSÃO: Paralelamente ao estudo da localização espacial do som, considera-se que esta avaliação permitirá compreender a assimilação da informação auditiva dos doentes com implantes auditivos e avaliar a sua real integração binaural.

Palavras-chave: Correção de Deficiência Auditiva; Implantes Cocleares; Perceção da Fala; Protocolos Clínicos; Ruído

Detalhes do artigo

1.
Peixoto MC, Miranda C, Bento M, Oliveira S, Silva VC. Protocolo de Avaliação da Discriminação da Fala no Ruído com Implantes Auditivos: Evaluation Protocol of Speech Discrimination in Noise with Auditory Implants. Gaz Med [Internet]. 28 de Setembro de 2018 [citado 29 de Novembro de 2024];5(3). Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/186
Secção
ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)