Ácido Fólico no Tratamento da Depressão: Uma Revisão Baseada na Evidência
Folic Acid in the Treatment of Depression: An Evidence-Based Review
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: A depressão causa incapacidade e mortalidade, constituindo um motivo frequente de consulta. Estudos sugerem uma relação entre os baixos níveis de folato e um risco para perturbações depressivas major. O objetivo da presente revisão é determinar o nível de evidência da prescrição de ácido fólico no tratamento da depressão no adulto.
METODOLOGIA: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em bases de dados de estudos publicados nos últimos 7 anos, utilizando os termos MeSH: “Folic Acid” e “Depression”. Para estrati?car o nível de evidência e a força de recomendação, foi utilizada a escala SORT.
RESULTADOS: Foram selecionados 11 artigos, incluindo 6 ensaios clínicos controlados randomizados, 3 revisões sistemáticas e 2 meta-análises.
CONCLUSÃO: Com esta revisão conclui-se que o ácido fólico poderá ter algum efeito no tratamento coadjuvante da depressão, mas, a evidência atual não permite recomendar a sua prescrição por rotina na patologia depressiva (nível de evidência 1, grau de recomendação A).