Doença de Arranhadura do Gato em Adolescente Cat Scratch Disease in Adolescent

Conteúdo do artigo principal

Miguel Pereira - Autor Correspondente

R. Mário Botas, 1998-018 Lisboa, Portugal

Sofia Carneiro
Mónica Braz
Sílvia Bacalhau
Cristina Borges
Ana Serrão Neto

Resumo

A doença da arranhadura do gato manifesta-se, na maioria dos casos, por linfadenopatia regional e autolimitada, com resolução gradual sem antibioterapia.
Apresentamos o caso de uma adolescente com tumefação da região ântero-medial do cotovelo direito com sinais inflamatórios com 4 semanas de evolução, associada a febre e cansaço.
Medicada inicialmente em ambulatório com amoxicilina/ácido clavulânico, azitromicina e clindamicina sem melhoria, pelo que ficou internada sob ceftriaxone e clindamicina.
A ecografia revelou coleções abcedadas que foram puncionadas, com saída de conteúdo purulento.
Serologias compatíveis com infeção recente a Bartonella henselae. Teve alta clinicamente melhorada sob ciprofloxacina oral.
Relatamos uma apresentação persistente da infeção a Bartonella henselae com lesões abcedadas, com necessidade de internamento para antibioterapia endovenosa e punção da lesão.

Palavras-chave: Adolescente; Doença da Arranhadura do Gato; Bartonella henselae

Detalhes do artigo

1.
Pereira M, Carneiro S, Braz M, Bacalhau S, Borges C, Neto AS. Doença de Arranhadura do Gato em Adolescente: Cat Scratch Disease in Adolescent. Gaz Med [Internet]. 27 de Dezembro de 2018 [citado 1 de Julho de 2025];5(4). Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/219
Secção
CASOS CLÍNICOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)