Pneumonia por Chlamydia psittaci: Um Caso Clínico

Conteúdo do artigo principal

José Luís Martíns da Silva e Castro - Autor Correspondente

José Luís Castro [joseluiscastro@live.com.pt]
Rua Padre Tobias, 2135-265, Samora Correia, Portugal

Filipa Castro Xavier
Joana Valente
Marina Rodrigues
Ana Castro Rollo

Resumo

A psitacose, também conhecida como ornitose, é geralmente uma doença com manifestações sistémicas proeminentes e alguns sintomas respiratórios, causada por Chlamydia psittaci. Os pássaros psitacinos são o principal reservatório e meio de transmissão da doença para os humanos.
Descreve-se o caso clínico de uma doente de 50 anos, trabalhadora num armazém agro-avícola, que foi observada três vezes em contexto de urgência por quadro de dispneia, tosse seca, toracalgia, cansaço generalizado e febre. Relata-se o seu percurso e evolução até ao diagnóstico de pneumonia a Chlamydia psittaci.
Este relato de caso reforça a importância de realizar sempre uma adequada anamnese, revelando-se preponderante para o sucesso diagnóstico e terapêutica dirigida.

Palavras-chave: Chlamydia psittaci; Infecções Comunitárias Adquiridas; Pneumonia Bacteriana; Psitacose

Detalhes do artigo

1.
Castro JLM da S e, Xavier FC, Valente J, Rodrigues M, Rollo AC. Pneumonia por Chlamydia psittaci: Um Caso Clínico. Gaz Med [Internet]. 30 de Setembro de 2020 [citado 29 de Novembro de 2024];7(3). Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/314
Secção
CASOS CLÍNICOS