Dificuldades no Diagnóstico de Massas Abdomino-Pélvicas Gigantes na Mulher

Conteúdo do artigo principal

José Silva Pereira
Amélia Oliveira Pedro - Autor Correspondente

Amélia Oliveira Pedro [amelia.pedro@cuf.pt]
Hospital CUF Sintra, Av. Raul Solnado 8 e 8A, 2710-204 Sintra, Portugal
ORCID iD: 0000-0002-6415-1890

Resumo

As massas abdomino-pélvicas gigantes geralmente têm origem nos órgãos reprodutores femininos. No entanto, estas massas também podem surgir do sistema gastrointestinal, sistema urinário, tecidos moles adjacentes, peritoneu, retroperitoneu ou serem metastáticas.
O diagnóstico diferencial é muito importante e as técnicas de imagem geralmente são o melhor método para avaliar estas massas, mas nalguns casos, a imagiologia não consegue fornecer resultados conclusivos e o diagnóstico definitivo só se consegue após ressecção cirúrgica.
Apresentamos três casos clínicos de tumores abdomino-pélvicos gigantes com diferentes etiologias e com diferentes desfechos. Pretende-se realçar a importância da sua deteção precoce, com adequada avaliação pré-operatória e posterior tratamento cirúrgico. A abordagem multidisciplinar é fundamental para a diminuição dos diagnósticos incorretos ou condutas terapêuticas inadequadas, para diminuir as complicações pré e pós-operatórias e melhorar a qualidade de vida.

Palavras-chave: Diagnóstico Diferencial; Mulher; Neoplasias Abdominais/diagnóstico por imagem; Neoplasias Pélvicas/diagnóstico por imagem; Tumor Krukenberg

Detalhes do artigo

1.
Silva Pereira J, Oliveira Pedro A. Dificuldades no Diagnóstico de Massas Abdomino-Pélvicas Gigantes na Mulher. Gaz Med [Internet]. 3 de Dezembro de 2021 [citado 29 de Novembro de 2024];8(4). Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/424
Secção
CASOS CLÍNICOS