Impacto da Demonstração Repetida na Técnica Inalatória: Um Estudo Intervencional Prospetivo

Conteúdo do artigo principal

Mafalda Filipa Casinhas Santos - Autor Correspondente

Mafalda Filipa Casinhas Santos [mafaldacasinhassantos@gmail.com]
Hospital Vila Franca de Xira, Estrada Carlos Lima Costa, Nº2, 2600-009 Vila Franca de Xira, Portugal
ORCID iD: 0000-0001-7082-9373

Sara Mâncio dos Santos Limão Oliveira
Helena Margarida da Silva Morais Carrolo
Joana Manuela Soares Veríssimo Gil Pedro
David Mourão Marques Lito

Resumo

INTRODUÇÃO: A asma continua a ser a doença crónica mais frequente na população pediátrica. O seu controlo é condicionado negativamente pela utilização incorreta dos dispositivos para terapêutica inalatória. A demonstração da técnica de utilização correta a pais ou cuidadores parece estar associada a uma redução da taxa de erro. Este estudo intervencional prospetivo pretendeu confirmar a hipótese de que a demonstração repetida da técnica inalatória a pais e cuidadores tem impacto positivo na adesão dos doentes, reduzindo a taxa de erro.
MÉTODOS: Cem participantes expuseram a sua técnica inalatória em consultas sequenciais (51 em 3 consultas; e 19 em 2 consultas) com preenchimento de formulário pelo médico assistente com registo “sim” ou “não” em diferentes passos relacionados com a técnica inalatória, lavagem da boca e cuidados com a câmara.
RESULTADOS: Trinta doentes foram excluídos, pois só tinham uma observação. Idade média de 2,8 anos (±1,9 anos), 63% rapazes. Ao longo do estudo, 43 participantes reduziram a taxa de erro, 11 mantiveram o erro e 16 apresentaram uma técnica correta desde o início. Verificou-se uma redução substancial da taxa de erro da técnica inalatória (p-value 0,019), bem como da lavagem da boca (p-value 0,000) e da câmara expansora (p-value 0,038). Os únicos fatores associados à redução da taxa de erro foram a demonstração prévia da técnica (p-value 0,003) e o uso prévio do dispositivo inalatório (p-value 0,038).
CONCLUSÃO: A demonstração da técnica inalatória correta por um médico teve um impacto positivo imediato na redução do erro, que foi amplificado pela realização de demonstrações sequenciais.

Palavras-chave: Administração por Inalação; Asma/tratamento; Criança; Inaladores Dosimetrados

Detalhes do artigo

1.
Filipa Casinhas Santos M, Mâncio dos Santos Limão Oliveira S, Margarida da Silva Morais Carrolo H, Manuela Soares Veríssimo Gil Pedro J, Mourão Marques Lito D. Impacto da Demonstração Repetida na Técnica Inalatória: Um Estudo Intervencional Prospetivo. Gaz Med [Internet]. 22 de Dezembro de 2021 [citado 29 de Novembro de 2024];8(4). Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/435
Secção
ARTIGO ORIGINAL