Impacto da Demonstração Repetida na Técnica Inalatória: Um Estudo Intervencional Prospetivo
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Resumo
INTRODUÇÃO: A asma continua a ser a doença crónica mais frequente na população pediátrica. O seu controlo é condicionado negativamente pela utilização incorreta dos dispositivos para terapêutica inalatória. A demonstração da técnica de utilização correta a pais ou cuidadores parece estar associada a uma redução da taxa de erro. Este estudo intervencional prospetivo pretendeu confirmar a hipótese de que a demonstração repetida da técnica inalatória a pais e cuidadores tem impacto positivo na adesão dos doentes, reduzindo a taxa de erro.
MÉTODOS: Cem participantes expuseram a sua técnica inalatória em consultas sequenciais (51 em 3 consultas; e 19 em 2 consultas) com preenchimento de formulário pelo médico assistente com registo “sim” ou “não” em diferentes passos relacionados com a técnica inalatória, lavagem da boca e cuidados com a câmara.
RESULTADOS: Trinta doentes foram excluídos, pois só tinham uma observação. Idade média de 2,8 anos (±1,9 anos), 63% rapazes. Ao longo do estudo, 43 participantes reduziram a taxa de erro, 11 mantiveram o erro e 16 apresentaram uma técnica correta desde o início. Verificou-se uma redução substancial da taxa de erro da técnica inalatória (p-value 0,019), bem como da lavagem da boca (p-value 0,000) e da câmara expansora (p-value 0,038). Os únicos fatores associados à redução da taxa de erro foram a demonstração prévia da técnica (p-value 0,003) e o uso prévio do dispositivo inalatório (p-value 0,038).
CONCLUSÃO: A demonstração da técnica inalatória correta por um médico teve um impacto positivo imediato na redução do erro, que foi amplificado pela realização de demonstrações sequenciais.
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