Dispneia Como Manifestação Inicial de Doença Rara

Conteúdo do artigo principal

Ana Margarida Pedro Antunes Ferreira Gaudêncio - Autor Correspondente

Margarida Pedro Antunes Ferreira Gaudêncio [mgaudencio3@gmail.com]
Avenida Dr. José Maria Cardoso, nº3 - 5º Esq., 3200-202 Lousã, Coimbra, Portugal

Joana Antunes
Ivo Barreiro
Maria Inês Bertão
Maria Isabel Bessa
Maria Amélia Pereira

Resumo

A doença de Madelung é uma condição rara, caracterizada pelo depósito maciço de gordura. Esta doença é conhecida como lipomatose simétrica múltipla ou benigna. Encontram-se descritos dois tipos de doença. No tipo 1, a gordura acumula-se no pescoço, ombros, membros superiores e tronco superior. No tipo 2, os lipomas distribuem-se por todo o corpo, incluindo nos membros inferiores. Os doentes geralmente referem algum desconforto, no entanto, em casos avançados, os lipomas podem causar sintomas como dispneia ou disfagia.
Os autores apresentam o caso clínico de um doente do género masculino de 70 anos, referenciado para o Serviço de Urgência por dispneia com alguns meses de evolução, com agravamento nos últimos 6 dias, associada a tosse. Ao exame objetivo, destacava-se a presença de lipomas a nível da região cervical e torácica, com distribuição simétrica e circulação venosa colateral. Em angio-tomografia computorizada (TC) cervical e torácica, evidenciou-se a presença de proliferação da gordura cervical simétrica sugestiva de doença de Madelung, com compressão da veia jugular e braquiocefálica direita, assim como, formação de veias colaterais e consolidação peribrônquica dos lobos inferiores e médio com broncograma aéreo. Admitido no Serviço de Medicina para antibioterapia e oxigénio suplementar. Apresentou uma evolução clínica e analítica favoráveis, tendo alta ao quinto dia de hospitalização, orientado para consulta de Cirurgia.
O caso apresentado corresponde a uma doença de Madelung tipo 1, em que o envolvimento mais profundo levou ao desenvolvimento de dispneia, agravado por intercorrência infeciosa.
O diagnóstico desta patologia é baseado sobretudo na história clínica, exame objetivo (com a presença de múltiplos lipomas simétricos) e estudo imagiológico. A etiologia desta patologia permanece desconhecida. Atualmente, a cirurgia é o único tratamento disponível, apesar da elevada taxa de recorrência.

Palavras-chave: Dispneia; Lipomatose Simétrica Múltipla

Detalhes do artigo

1.
Margarida Pedro Antunes Ferreira Gaudêncio A, Antunes J, Barreiro I, Bertão MI, Bessa MI, Pereira MA. Dispneia Como Manifestação Inicial de Doença Rara. Gaz Med [Internet]. 29 de Setembro de 2021 [citado 20 de Abril de 2025];8(3). Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/456
Secção
CASOS CLÍNICOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)