Abordagem do Delirium na Comunidade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: O delirium é uma das complicações neuropsiquiátricas mais frequentes em Cuidados Paliativos. Constitui uma disfunção neurológica grave, não existindo diretrizes bem estabelecidas para a sua gestão na comunidade. O objetivo deste trabalho consiste na revisão da evidência existente sobre a abordagem do delirium na comunidade, em particular em Portugal.
MÉTODOS: Revisão da literatura utilizando os termos MeSH delirium, palliative care, domiciliary care, general practitioners, general physicians, primary care, Portugal e end of life.
RESULTADOS E CONCLUSÃO: O delirium é, habitualmente, multifatorial, tendo um impacto importante nos serviços de saúde, profissionais, cuidadores e, sobretudo, nos doentes. A evidência científica para o seu tratamento é escassa e aplica-se, sobretudo, aos cuidados hospitalares. A estruturação de cuidados de qualidade no âmbito da prevenção, identificação atempada e gestão precoce do delirium, no contexto dos Cuidados Paliativos na comunidade, deve incluir o doente, a sua família e o ambiente onde se insere.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.