O Impacto do Confinamento durante a Pandemia de COVID-19 na Atividade Física: Inquérito Online
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: O confinamento imposto durante a pandemia COVID-19 pode ter afetado o estilo de vida dos indivíduos e, possivelmente, os seus níveis de atividade física (AF). O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto destas medidas nos níveis de AF dos Portugueses.
MÉTODOS: Foi realizado um inquérito online, com base no Eurobarómetro do desporto e atividade física, a fim de recolher dados sobre os níveis de AF em Portugal antes e durante o período pandémico. A AF foi avaliada através de 3 outcomes: (i) cumprimento com as recomendações de AF aeróbia da Organização Mundial da Saúde (OMS); (ii) tempo diário sentado; (iii) tempo de caminhada semanal. Utilizaram-se modelos de regressão multinomial de forma a identificar variáveis que pudessem estar associadas a mudanças nos níveis de AF.
RESULTADOS: Obtivemos 1281 respostas (36,4% do sexo masculino). A maioria dos participantes tinha um nível académico alto (73%) e estava empregada (76,3%). O confinamento associou-se a uma redução significativa nos níveis de AF aeróbica (50,0% dos participantes cumpriam com as recomendações de AF aeróbica da OMS antes versus 38,8% durante; p<0,001), uma redução do tempo médio de caminhada semanal (97,2 versus 72,4 minutos; p<0,001), bem como um aumento do tempo diário sentado (p<0,001). Não foram identificadas variáveis associadas ao aumento ou diminuição da AF durante o confinamento.
CONCLUSÃO: O confinamento imposto durante a pandemia COVID-19 associou-se a uma redução nos níveis de AF dos portugueses. Estes dados podem ser usados para melhor preparar e promover AF durante esse período em futuras vagas e/ou situações similares.
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.