Pediatric Early Warning System na Unidade de Internamento de Curta Duração

Conteúdo do artigo principal

Miguel Paiva Pereira - Autor Correspondente

Miguel Paiva Pereira [miguel.paiva.pereira@jmellosaude.pt]
Rua Mário Botas, 1998-018 Lisboa, Portugal

Paula Poção
Hugo de Castro Faria

Resumo

INTRODUÇÃO: Os Pediatric Early Warning Scores foram desenvolvidos como auxiliares clínicos padronizados para o reconhecimento precoce de agravamento clínico em crianças e aumentam o grau de alerta entre os profissionais. Uma das principais preocupações é o aumento da carga de trabalho. Após a implementação na Unidade de Internamento de Curta Duração, pretendemos avaliar a eficácia na nossa população.
MÉTODOS: Revimos retrospetivamente os registos médicos de crianças internadas na Unidade de Internamento de Curta Duração entre julho de 2017 e fevereiro de 2020 e executámos análise estatística do desempenho do teste.
RESULTADOS: Foram incluídos 1323 doentes (mediana das idades 3,07 anos); 5,7% agravaram clinicamente (mediana do score máximo 7,00 vs 2,00) (p<0,001). A área sob a curva ROC foi de 0,947. Utilizando 4 como valor de corte, a sensibilidade é de 97,1% (especificidade 82,7%).
CONCLUSÃO: Este score é um bom teste para identificação precoce de agravamento clínico na nossa população.

Palavras-chave: Criança; Deterioração Clínica; Score de Alerta Precoce; Serviços de Urgência Hospitalar

Detalhes do artigo

1.
Pereira MP, Poção P, de Castro Faria de CF. Pediatric Early Warning System na Unidade de Internamento de Curta Duração. Gaz Med [Internet]. 15 de Setembro de 2023 [citado 29 de Novembro de 2024];10(3):188-95. Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/539
Secção
ARTIGO ORIGINAL