Neoformação Renal: Um Diagnóstico a Considerar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os granulomas renais relacionados com material de sutura são raros e habitualmente achados acidentais em exames imagiológicos. Um adolescente de 12 anos, em seguimento após pieloplastia de Anderson-Hynes 7 anos antes, realizou ecografia renovesical que descreve formação nodular sólida, possivelmente na dependência do rim esquerdo. Posteriormente
realizada uro-ressonância, que evidenciou lesão de características inespecíficas, possivelmente neoformação com componente fibroso predominante à periferia e mixomatoso central. A biópsia percutânea foi morfologicamente compatível com processo inflamatório crónico xantogranulomatoso. O exame anatomopatológico da lesão excisada cirurgicamente descreveu lesão de esboço nodular constituída por células histiocíticas com participação frequente de células gigantes de tipo corpo estranho e reação granulomatosa em relação com material exógeno de tipo fio de sutura. Mantém-se assintomático desde então. Os pseudo-tumores granulomatosos de corpo estranho são difíceis de diagnosticar devido à ausência de características imagiológicas específicas distintivas de neoplasias, requerendo exame histológico para confirmação do diagnóstico.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.