O Papel do Médico na Abordagem de uma Criança com Dificuldades de Aprendizagem

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Teresa Amaral Pinheiro - Autor Correspondente

Teresa Pinheiro [ana.pinheiro@chedv.min-saude.pt]
R. Dr. Cândido Pinho 5, 4520-211 Santa Maria da Feira, Portugal

Joana Monteiro
Rosário Pinho
Catarina Carvalho
Virgínia Monteiro

Resumo

A dificuldade de aprendizagem constitui um dos principais motivos de referenciação à consulta de neurodesenvolvimento. Este problema, para além de afetar a criança, envolve também a família, escola e os profissionais de saúde. As crianças com dificuldades de aprendizagem têm maior risco de insucesso escolar. A falta de intervenção adequada numa criança com dificuldades de aprendizagem pode ter consequências tanto no seu desenvolvimento psicomotor, quanto no percurso académico e profissional futuros. A avaliação médica da criança com dificuldades de aprendizagem requer uma abordagem sistematizada das áreas neurocognitivas e comportamentais, assim como das características sociofamiliares, com o objetivo de identificar e orientar disfunções que podem ser responsáveis pelos compromissos observados. As dificuldades de aprendizagem são frequentemente complexas na sua etiologia e orientação terapêutica, necessitando de intervenções multiprofissionais e prolongadas no tempo, com impacto significativo na criança e sua família. A articulação do médico, e de outros profissionais de saúde envolvidos, com a comunidade educativa, através da partilha autorizada de informações relevantes, pode ajudar no planeamento nas medidas educativas a serem instituídas pela escola.

Palavras-chave: Criança; Dificuldades de Aprendizagem/diagnóstico; Papel do Médico

Detalhes do artigo

1.
Pinheiro TA, Monteiro J, Pinho R, Carvalho C, Monteiro V. O Papel do Médico na Abordagem de uma Criança com Dificuldades de Aprendizagem. Gaz Med [Internet]. 18 de Maio de 2022 [citado 29 de Novembro de 2024];9(2):160-6. Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/588
Secção
ARTIGO DE PERSPETIVA