Citisiniclina no Tratamento Farmacológico da Cessação Tabágica: Uma Revisão Baseada na Evidência

Conteúdo do artigo principal

Ana Filipa Pereira Vicente - Autor Correspondente

Ana Filipa Vicente [anaf_vicente@hotmail.com]
Rua do Cabeço nº 1ª Cátem 2580-176 Meca, Alenquer, Portugal

Olena Berezovska Trindade Lourenço

Resumo

INTRODUÇÃO: O tabagismo traduz-se em elevada morbi-mortalidade. Deixar de fumar tem benefícios em qualquer idade. O objetivo desta revisão é determinar o nível de evidência da prescrição de citisiniclina (citisina) no tratamento farmacológico da cessação tabágica (CT).
METODOLOGIA: Realizou-se a 9 de dezembro de 2021 uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados de estudos publicados nos últimos 10 anos, em inglês e português, utilizando os termos MeSH: “cytisine” e “smoking cessation”. Para estrati?car o nível de evidência e a força de recomendação, foi utilizada a escala SORT da American Academy of Family Physicians.
RESULTADOS: Foram encontrados 153 artigos, tendo sido selecionados 14 artigos: 2 meta-análises, 7 revisões sistemáticas e 5 ensaios clínicos controlados randomizados.
CONCLUSÃO: Concluiu-se que a citisiniclina apresenta efeitos benéficos na CT, com efeitos secundários ligeiros, pelo que evidência atual permite recomendar a citisiniclina na terapêutica farmacológica da CT (nível de evidência 1, grau de recomendação A).

Palavras-chave: Cessação Tabágica; Citisiniclina

Detalhes do artigo

1.
Pereira Vicente AF, Berezovska Trindade Lourenço O. Citisiniclina no Tratamento Farmacológico da Cessação Tabágica: Uma Revisão Baseada na Evidência. Gaz Med [Internet]. 30 de Dezembro de 2022 [citado 29 de Novembro de 2024];9(4):333-40. Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/592
Secção
ARTIGO DE REVISÃO