Projeto de Intervenção para Melhoria do Desempenho Cognitivo em Doentes com Défice Cognitivo Ligeiro

Conteúdo do artigo principal

Pedro Miguel de Sousa - Autor Correspondente

Pedro Miguel Pereira Sousa [pmpsousa@arsnorte.min-saude.pt]
Rua de Angola 172, 4425-616 Pedrouços, Portugal

Joana M. Ferreira
Pedro Conde Gonçalves
Maria João Fonseca
Miguel Seixas
Inês Videira
Maria João Balsa
Márcia Christel Sá

Resumo

INTRODUÇÃO: Em 2018, um estudo de investigação realizado numa Unidade de Saúde Familiar (USF) estimou uma prevalência de défice cognitivo ligeiro (DCL) de 29,1%, verificando-se uma associação entre o melhor desempenho no teste Montreal Cognitive Assessement (MoCA) com a leitura de jornais e livros e a realização de passatempos. O objetivo do projeto foi melhorar a capacidade cognitiva nos idosos com DCL através de atividades de treino cognitivo.
MÉTODOS: Projeto de intervenção realizado numa USF com uma amostra de 20 idosos com DCL. Decorreram sessões presenciais de treino cognitivo e foram entregues cadernos de trabalhos de casa. Foi aplicado o MoCA versão portuguesa aos zero, três e seis meses para avaliação do desempenho cognitivo.
RESULTADOS: No início do estudo, a pontuação mediana no MoCA foi 18,5. Após seis meses, registou-se uma pontuação mediana de 23. Verificou-se uma melhoria da pontuação global em todos os domínios cognitivos, com exceção da linguagem e da orientação.
CONCLUSÃO: O objetivo foi atingido pela melhoria do desempenho cognitivo após seis meses de estudo. O treino cognitivo tem um potencial efeito benéfico na saúde da população idosa e requer materiais de simples elaboração e baixo custo que podem ser aplicados em lares de idosos e centros de dia através dos cuidadores.

Palavras-chave: Défice Cognitivo Ligeiro/tratamento; Testes Neuropsicológicos; Treino Cognitivo

Detalhes do artigo

1.
de Sousa PM, Ferreira JM, Conde Gonçalves P, Fonseca MJ, Seixas M, Videira I, et al. Projeto de Intervenção para Melhoria do Desempenho Cognitivo em Doentes com Défice Cognitivo Ligeiro. Gaz Med [Internet]. 30 de Junho de 2023 [citado 29 de Novembro de 2024];10(2):81-7. Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/631
Secção
ARTIGO ORIGINAL