Trauma Facial no Desporto: Revisão e Regresso à Competição
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Trauma maxilofacial ocorre frequentemente durante a prática de desportos. Lesões esqueléticas e de tecidos moles podem ocorrer com diferentes graus de gravidade e impacto para o atleta.
As fraturas faciais relacionadas com o desporto afetam mais frequentemente o nariz, o zigoma e a mandíbula, inde- pendentemente do país e do desporto. Durante a avaliação inicial é importante distinguir entre lesões estáveis que podem ser tratadas fora do campo ou após o jogo, e emergências que requerem transferência hospitalar imediata.
Os atletas podem beneficiar de uma abordagem mais personalizada no tratamento, de forma a otimizar o regresso à competição. Atualmente, e devido à falta de estudos baseados na evidência, não existem diretrizes específicas sobre o regresso à competição após traumatismos da face. O regresso à competição depende de diversos fatores, como o tipo de fratura, o risco de impacto dentro do desporto, a motivação do jogador para um regresso precoce e o conhecimento e experiência do cirurgião.
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.