Avaliação do Conhecimento dos Médicos e das Práticas de Seguimento de Doentes com Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono sob Ventiloterapia nos Cuidados de Saúde Primários
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: A síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma doença crónica associada a importante morbimortalidade. Com este estudo pretende-se avaliar o seguimento dos doentes com SAOS sob ventiloterapia nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e o conhecimento dos médicos neste âmbito.
MÉTODOS: Estudo observacional, descritivo-analítico e transversal. Desenvolveu-se e aplicou-se um questionário aos médicos nos CSP de um Agrupamento de Centros de Saúde. Estudaram-se variáveis demográficas, relacionadas com o conhecimento da Norma de Orientação Clínica (NOC) n.º 022/2014, informações clínicas da alta hospitalar e recolhidas em consulta. Realizou-se uma análise descritiva e inferencial dos resultados.
RESULTADOS: A taxa de resposta foi de 41,4%. Dos médicos, 43,4% têm conhecimento do conteúdo da NOC e 50,9% realiza pelo menos uma consulta anual. Do total 59,3% questiona sobre sintomas relacionados com a SAOS a pelo menos 75% dos utentes. Dos médicos, 32% têm acesso ao relatório de ventiloterapia em mais de 50% dos casos e 17% nunca tem acesso ao mesmo.
CONCLUSÃO: Este estudo demonstrou a existência de lacunas na monitorização dos doentes com SAOS sob ventiloterapia. A amostra é limitada, sendo necessários mais estudos para obter resultados mais robustos e que possam ser extrapolados. A realização de ações formativas poderá ser uma mais-valia na otimização da abordagem desta patologia nos CSP.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.