Dificuldades de Aprendizagem e Epilepsia: A Propósito de um Caso Clínico

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Carolina Freitas Fernandes - Autor Correspondente

Carolina Freitas Fernandes [acff@campus.ul.pt]
ORCID iD: 0000-0001-9373-8861

Carolina Ferreira Gonçalves
Paulo Rego Sousa

Resumo

Síndrome de Landau-Kleffner (SLK) é uma epilepsia da idade pediátrica, caracterizada por agnosia verbal auditiva e alteração eletroencefalográfica grave. Manifesta-se entre 3-7 anos de idade, 20% sem convulsões. Rapaz de 6 anos, normal desenvolvimento psicomotor, inicia dificuldades de compreensão do significado das palavras, por vezes com discurso incoerente e dificuldades de novo da escrita (caligrafia irregular, erros ortográficos). Na avaliação neurológica com perda de linguagem compreensiva com agnosia verbal auditiva, dificuldades de motricidade fina e coordenação grafo-motora. Após suspeição clínica, o diagnóstico de SLK foi confirmado pelo vídeo-eletroencefalograma (EEG) noturno: abundante atividade paroxística de pontas e ponta-onda fronto-centro-temporal bilaterais e independentes, exacerbada no sono, de forma quase contínua. Inicialmente medicado com ácido valpróico e clobazam, sem melhoria, iniciou prednisolona, com melhoria da linguagem, escrita e normalização do EEG. É importante o conhecimento desta síndrome para diagnóstico diferencial com outras perturbações neurológicas, especialmente as dificuldades de aprendizagem específica.

Palavras-chave: Anticonvulsivantes; Criança; Deficiências da Aprendizagem; Síndrome de Landau-Kleffner

Detalhes do artigo

1.
Freitas Fernandes C, Ferreira Gonçalves C, Rego Sousa P. Dificuldades de Aprendizagem e Epilepsia: A Propósito de um Caso Clínico. Gaz Med [Internet]. 28 de Março de 2024 [citado 29 de Novembro de 2024];11(1):59-63. Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/707
Secção
CASOS CLÍNICOS