Quais as Competências Pré-Escolares Preditoras da Aptidão para o Início da Escolaridade?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A aptidão para o início da escolaridade (AIE) depende de fatores pessoais, socioculturais, familiares, do meio escolar, da legislação em vigor e das políticas de inclusão.
O objetivo foi identificar competências pré-escolares preditoras da AIE em consulta médica e sintetizar recomendações gerais a ter em conta.
Foi efectuada uma pesquisa na base de dados PubMed com as palavras-chave: “preschool”, “school readiness”, “social functioning”, “motor skills”, “mathematics”, “language”, “comprehension of the world”, “attention”. Também foram consultadas as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar da DGE e da Norma Técnica da DGS para o PNSIJ.
As competências socio-emocionais no pré-escolar têm um impacto positivo nas competências académicas. A perceção visual, a integração visuo-motora e a coordenação motora são fundamentais para AIE, da Leitura, Escrita e Matemática. A motricidade global demonstrou efeitos longitudinais ao nível da Linguagem, Leitura e Matemática. A consciência fonológica parece predizer o sucesso na Leitura. A acuidade do sistema numérico aproximado, a precisão de mapeamento e a capacidade de controlar e manter a atenção, têm um carácter preditivo de sucesso escolar. O conhecimento geral do mundo é o preditor mais forte para as competências futuras em Ciências e Leitura.
A avaliação da AIE deve ser feita em várias ocasiões ao longo do desenvolvimento da criança, de forma multidisciplinar. Quanto mais precoce for a identificação de dificuldades e a intervenção dirigida, melhor o prognóstico. A decisão de optar pelo adiamento do início da escolaridade deve ter em consideração as variáveis biopsicossociais da criança e os recursos do meio escolar.
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.