Hipocalcemia Sintomática Tardia: Um Relato de Caso

Conteúdo do artigo principal

Sofia Machado - Autor Correspondente

Sofia Machado [sofia.mgf687@gmail.com]
ORCID iD: 0000-0001-5740-4194

Jéssica Tavares

Resumo

O hipoparatiroidismo secundário é uma possível consequência pós-tiroidectomia total. Daqui decorre o risco de hipocalcemia e consequente sintomatologia associada que flutua desde casos ligeiros como parestesias e cãibras, até casos graves, como laringoespasmo ou arritmias. Habitualmente a sintomatologia surge no período pós-operatório, sendo infrequente a sua manifestação tardia.
Apresenta-se um caso de uma utente de 86 anos, com antecedentes de disfunção tiroideia e um quadro de hipocalcemia tardia, cujas manifestações motoras desencadearam investigação etiológica e posterior articulação com os Cuidados de Saúde Secundários.
Perante um doente com suspeita de hipocalcemia é importante a realização do exame físico completo, juntamente com estudo analítico e consequente reposição iónica. Em situações agudas deve ocorrer avaliação em urgência hospitalar. Pela longitudinalidade de cuidados, cabe assim ao médico de família a suspeição clínica e capacidade de gestão de apresentações tardias de casos pouco comuns.

Palavras-chave: Hipocalcemia; Tiroidectomia/efeitos adversos

Detalhes do artigo

1.
Machado S, Tavares J. Hipocalcemia Sintomática Tardia: Um Relato de Caso. Gaz Med [Internet]. 27 de Setembro de 2024 [citado 29 de Novembro de 2024];11(3):243-7. Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/778
Secção
CASOS CLÍNICOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)