Dermatose Terra Firme-Forme: Fácil de Reconhecer, Fácil de Tratar!
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A dermatose terra firme-forme é uma patologia comum, frequentemente subdiagnosticada. Caracteriza-se pela presença de placas hiperpigmentadas, facilmente removíveis com álcool isopropílico a 70%.
CASO 1: Adolescente de 14 anos, sexo masculino, sem antecedentes de relevo. Recorre por lesão hiperpigmentada, localizada na porção superior do tronco, com 1 ano de evolução. Durante a observação foi realizada remoção da lesão descrita com álcool isopropílico a 70%, confirmando-se o diagnóstico de dermatose terra firme-forme.
CASO 2: Adolescente de 12 anos, sexo feminino, com antecedentes pessoais de obesidade e insulinorresistência. Ao exame objetivo constataram-se lesões hiperpigmentadas no pescoço e axilas, interpretadas, inicialmente, como acantose nigricans. Não obstante, foi realizada limpeza com álcool isopropílico a 70%, com rápida remoção das lesões, estabelecendo-se o diagnóstico de dermatose terra firme-forme. Os casos clínicos descritos alertam para a necessidade de reconhecimento desta patologia que, embora benigna, é frequentemente geradora de grande ansiedade, conduzindo a investigações desnecessárias.
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.