Ahead of Print
Burned-Out Testicular Tumour: An Unusual Presentation
Burned-Out de Tumor Testicular: Uma Apresentação Incomum
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Embora relativamente incomuns, os tumores primários de células germinativas do testículo representam a maioria dos tumores testiculares em adultos jovens e de meia-idade. A doença metastática representa até 10% das manifestações iniciais destes tumores.
Homem de 31 anos recorreu à consulta com duas semanas de evolução de lombociatalgia em agravamento e claudicação. O “straight leg raise test” era positivo. Por falência terapêutica, foi submetido a tomografia computorizada, revelando incidentalmente uma massa retroperitoneal, suspeita de adenopatia metastática. O doente foi submetido a dissecção da massa retroperitoneal e, posteriormente, a orquiectomia radical direita. O exame anatomopatológico revelou tumor testicular "burned-out".
Os tumores testiculares “burned-out” são uma entidade rara que podem ocorrer como doença metastática extragonadal de tumores de células germinativas, sobretudo na região retroperitoneal, associada a regressão espontânea histológica do tumor testicular primário. O diagnóstico é habitualmente desafiante, pelo que o exame físico e a ecografia escrotal são cruciais na sua abordagem inicial.
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.