Lesões de Cameron: Uma Causa Rara e Subdiagnosticada de Anemia Ferropénica

Conteúdo do artigo principal

Diana Brites - Autor Correspondente
Catarina Forra
Mafalda Ferreira
Sara Sintra
Maria Eugénia André

Resumo

A anemia por défice de ferro é a causa mais comum de anemia e pode relacionar-se com perdas gastrointestinais. As lesões de Cameron são uma causa rara de hemorragia gastrointestinal crónica e consequente anemia ferropénica. São mais frequentes em doentes com grandes hérnias do hiato esofágico e o diagnóstico é realizado através de endoscopia digestiva alta. Apresenta-se o caso de uma mulher idosa, obesa, com uma grande hérnia do hiato, em que apenas depois de vários exames endoscópicos foram detetadas as lesões compatíveis com esta patologia, com melhoria sintomática e analítica após tratamento com inibidor da bomba de protões e suplementação de ferro.
Tendo em conta o difícil diagnóstico desta patologia, este caso clínico e a revisão sobre o tema realçam a importância do alerta para esta hipótese diagnóstica em doentes com anemia por défice de ferro e grande hérnia do hiato esofágico, aquando observação da mucosa gástrica na endoscopia.

Palavras-chave: Anemia por Deficiência de Ferro; Endoscopia; Hemorragia Gastrointestinal; Hérnia do Hiato

Detalhes do artigo

1.
Brites D, Forra C, Ferreira M, Sintra S, André ME. Lesões de Cameron: Uma Causa Rara e Subdiagnosticada de Anemia Ferropénica. Gaz Med [Internet]. 31 de Março de 2025 [citado 19 de Abril de 2025];12(1):40-4. Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/958
Secção
CASOS CLÍNICOS