A Evidência da Mamografia de Rastreio na Diminuição da Mortalidade por Cancro da Mama: Uma Revisão Sistemática The Evidence for Screening Mammography in Decreasing Breast Cancer Mortality: A Systematic Review

Conteúdo do artigo principal

Sara Laureano Alves - Autor Correspondente

Rua de Ruães, nº 19, 4710-565 Braga, Portugal

Bernardo Pereira
Isabel Peixoto

Resumo

INTRODUÇÃO: O rastreio do cancro da mama é realizado através da mamografia nas mulheres. O objetivo desta revisão foi avaliar se a mamografia de rastreio diminui a mortalidade por cancro da mama.


MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa de artigos, publicados nos últimos 10 anos, através dos termos MeSH “mam-mography”, “mortality”, “mass screaning”, “breast neoplasms”. Para avaliação dos níveis de evidência e atribuição de forças de recomendação foi utilizada a escala Strenght of Recommendation Taxonomy.


RESULTADOS: Foram incluídos 15 artigos: três revisões sistemáticas, duas meta-análises, três estudos de coorte retrospetivos, quatro artigos de opinião, um estudo caso-controlo, uma revisão clássica e um ensaio clínico.


DISCUSSÃO: Os estudos analisados nesta revisão foram, na sua maioria, metodologicamente robustos e de boa qualidade, apontando para uma redução da mortalidade por cancro da mama mas não da mortalidade global. Assim, colocam em causa a continuidade dos programas de rastreio organizados de cancro da mama, constituindo esta uma força de recomendação A.


CONCLUSÃO: Parece consensual na literatura a evidência de sobrediagnóstico provocado pelos programas de rastreio cujas implicações não podem ser menosprezadas.

Palavras-chave: Mamografia; Mortalidade; Neoplasias da Mama; Programas de Rastreio

Detalhes do artigo

1.
Alves SL, Pereira B, Peixoto I. A Evidência da Mamografia de Rastreio na Diminuição da Mortalidade por Cancro da Mama: Uma Revisão Sistemática: The Evidence for Screening Mammography in Decreasing Breast Cancer Mortality: A Systematic Review. Gaz Med [Internet]. 28 de Junho de 2018 [citado 20 de Abril de 2025];5(2). Disponível em: http://gazetamedica.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/157
Secção
ARTIGO DE REVISÃO

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)