Hábitos e Perturbações do Sono numa População Pediátrica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: O sono tem um papel crucial no desenvolvimento da criança e adolescente. Os distúrbios do sono constituem uma das perturbações comportamentais mais comuns em idade pediátrica. Afetam 20%-30% das crianças sendo os mais comuns a insónia comportamental da infância. O Questionário de Hábitos de Sono das Crianças (CSHQ) avalia o sono das crianças em idade escolar, validado em português para aplicação dos 2-10 anos. Este estudo pretendeu caracterizar os hábitos e perturbações do sono numa população pediátrica saudável numa USF e verificar a utilidade e importância do CSHQ-PT.
MATERIAL E MÉTODOS: Estudo descritivo correlacional e transversal numa amostra pediátrica entre os 2-10 anos de idade. Aplicação do CSHQ-PT. Índice de Perturbação do Sono (IPS) com ponto de corte de 44. Amostra selecionada por conveniência. Questionários aplicados durante 3 meses no momento que antecedeu a consulta de Saúde Infantil e Juvenil.
RESULTADOS: Obtiveram-se 157 questionários. IPS acima do ponto de corte em 67,3%, valores mais elevados nos mais jovens e quando a perceção parental é positiva. Subescalas com valores mais elevados nas parassónias para os rapazes; resistência em ir para a cama, ansiedade no sono e despertares noturnos nas crianças mais novas. Correlação positiva entre despertar noturno e os minutos dormidos à semana.
DISCUSSÃO/CONCLUSÃO: Incidência elevada de perturbações do sono, semelhante ao publicado anteriormente. Mediana de horas de sono concordante com o recomendado pela National Sleep Foundation. Valores de IPS superiores na idade pré-escolar. Destaca-se a disparidade entre a identificação parental e a existência de uma perturbação do sono
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.